sábado, 28 de setembro de 2013

Homenagem ao dia dos professores

A vocação de um mestre

Os melhores mestres são aqueles que ensinam com humildade, conhecendo a natureza de sua linguagem e abrangendo seus conhecimentos, sempre respeitando as pessoas que os rodeiam agindo com atenção olhando para os detalhes e necessidade de aprendizado de cada um.
Eles ensinam com a vivência cotidiana tendo que conhecer o princípio do ensino, princípio este que o mestre dos mestres ensinou: o amor, pois quem ama ensina, porque o amor ao próximo nos mostra o quanto ele nos amou. O agir, no entanto, de um mestre não se trata apenas em transmitir conhecimentos, mas em ser exemplo de vida assim como Cristo Jesus nos deu e ensinou-nos a sermos pacientes e longânimos para com os faltos de entendimento.
Ser mestre não significa ter somente um título de mestrado, pois cada ser humano possui a capacidade de ensinar, com lições de vida, com respeito transmitido em suas ações, Paulo em sua carta a Timóteo diz que aquele que busca o episcopado ou ser transmissor de conhecimento, boa coisa almeja porque ensinar é dar ao próximo o poder de mudar o rumo de sua vida, que muitas vezes pode estar indo em uma direção trágica e perigosa, os melhores mestres não têm em mente deixar que estes se percam nesta direção que em muitas vezes não tem retorno, mas com amor pelo que faz, e pela  gratidão de quem foi instruído ou ensinado.
Ser um mestre, desde que sua intenção seja a correção, exortação, instrução e não deixar de conhecer os limites de cada um.
O mestre tem o desafio de levar os alunos a um encontro com as verdades em diversas áreas da vida acadêmica, com uma visão social, ecológica, psíquica. Em uma sociedade pós-moderna o seu desafio é ainda maior, pois os diversos pensamentos e conhecimentos contidos na comunidade atual. Mas com humildade e mansidão obtendo conhecimentos de um todo, onde aquietando os pensamentos tendo uma iluminação e transmitindo aos seus alunos em métodos científicos para que os mesmos possam ser instrumentos de ensino em uma sociedade que evolui a cada dia.
      Em I Timóteo (4: 13-15) diz que devemos ser persistente em ensinar.

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

Pois quem ensina eleva as sua virtudes em favor de outros para que eles possam se aproximar de Cristo. A grande alegria de um mestre e ver seus alunos crescendo em conhecimento e vendo que seu ensino os fez encontrar o caminho a ser seguido.
O mestre tem como objetivo ensinar as pessoas ou alunos a servirem à sociedade para melhorar o aspecto de vida de todos que vivem nela. Seja em preservar a natureza, amar o próximo, sendo acima de tudo um eterno aprendiz. Levando-nos a conhecer as manifestações de Deus na história da humanidade e a evolução da ciência e o ensino que passou pela oralidade nos tempos antigos até chegar na escrita atual..
Em Atos (18:24-28) podemos ver a ousadia de Apolo em ensinar os judeus através das escrituras que Jesus era o Cristo.

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

Todos devem agir como Apolo, ousados no falar das verdades cientificas, sendo humildes e observando as habilidades e deficiências de seus alunos. Conhecer bem aquilo que vai ensinar. Vemos que cada mestre tem desempenhado seu papel no ensino, que Deus os abençoe neste caminho que escolheram seguir e praticar.


 Autor: Joacir Alves Costa

terça-feira, 24 de setembro de 2013